Notícias Notícias do Santuário

Participantes do Circuito Caminhos da Sabedoria visitam o Santuário Diocesano

O circuito Caminhos da Sabedoria é um diálogo entre o Budismo e o Cristianismo. O município de Ibiraçu, por si só, já consagra este laço entre as duas religiões, pois abriga o Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, sinal da fé católica que chegou com os imigrantes italianos no final do século XIX, e o Mosteiro Zen do Morro da Vargem, primeiro mosteiro budista de toda a América Latina, fundado em 1974. 

Caminhos da Sabedoria é um circuito de peregrinação espiritual marcado por igrejas, capelas e templos, além das belas manifestações da Mata Atlântica. É um percurso para ser feito com espiritualidade, em busca da real sabedoria.

Em uma caminhada realizada em 1987, o Monge Daiju, atual responsável pelo Mosteiro Zen Morro da Vargem, tinha, entre seus objetivos, agradecer ao cristianismo e, em particular, ao catolicismo, por todos os ensinamentos recebidos na infância e adolescência. O projeto pessoal desencadeou a formação inicial do Caminhos da Sabedoria como um circuito espiritual que valoriza a natureza, a espiritualidade e a conscientização ambiental.

Sobre o percurso

Quem passa pela BR101 Sul encontra, imponente e iluminada, a Matriz de São Marcos, uma das imagens mais conhecidas do município de Ibiraçu. Ela é o ponto de partida do circuito Caminhos da Sabedoria, que completa seus 108 quilômetros assim que o participante chega ao Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde. Durante o trajeto, o caminhante será acompanhado de lindas paisagens naturais no interior de Ibiraçu, do contato com a vida interiorana e, de maneira privilegiada, do contato com si próprio, em um tempo reservado ao autoconhecimento e reflexão interior.

Ao todo, são 23 pontos de referência histórica, 21 capelas e igrejas, além do Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Saúde e do Mosteiro Zen Morro da Vargem – maiores símbolos de fé e espiritualidade regionais. O cenário proporciona uma verdadeira viagem pelo tempo, atravessando fazendas centenárias, matas, cachoeiras, igrejas e antigas e estações ferroviárias.

O percurso é sinalizado por placas e totens que indicam a distância já percorrida e a localidade atual, proporcionando pontos de referência ao caminhante durante todo o trajeto.

A próxima caminhada acontecerá de 07 a 09 Setembro de 2018.

Etapas

A Caminhada é dividida por sete etapas, onde estarão distribuídos os pontos de apoio para os peregrinos, veja abaixo:

> Igreja Matriz de São Marcos a Pedro Palácios

> Pedro Palácios a Pendanga

> Pendanga a Piabas

> Piabas a São Pedro

> São Pedro a Rio Lampê

> Rio Lampê a Santo Antônio

> Santo Antônio ao Santuário de Nossa Senhora da Saúde.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar seu comentário

Destaques